A África é um continente realmente surpreendente e diferente do resto do mundo. A história deste continente nos inspira a viajar e conhecer seus paisagens, sua flora, fauna e seu povo. Existe uma infinidade de parques naturais distribuídos nos 54 países. Mais especificamente 7% do território africano está ocupado por zonas protegidas. Buscamos aqui mostrar alguns dos mais interessantes para inspirarte também a viajar.

Parque Nacional Tsavo

Tsavo é composto de dois parques separados, Tsavo East National Park e Tsavo West National Park. Localizados numa província da costa Queniana entre Nairobi City e Mombasa. Tsavo tem quase 22 mil km2, sendo o maior parque nacional no Quênia e um dos maiores do mundo. Só foi dividido em dois devido à uma estrada de ferro que vai de Mombasa ao interior de Kenya.

Parque Nacional Amboseli

O parque é famoso para ser o melhor lugar da África para ver de perto os gigantes elefantes africanos, entre outras espécies de animais selvagens. Outras atrações do parque incluem oportunidades para conhecer o povo Maasai e também oferece vistas espectaculares do Monte Kilimanjaro, a mais famosa montanha africana.

Amboseli tem uma fonte de água subterrânea sem fim filtrada através de milhares de metros de rocha vulcânica da calota de gelo Kilimanjaro. No entanto, o pêndulo climático pode variar drasticamente de seca para inundação, como acontecu no início da década de 1990, uma incessante chuva transformou Amboseli em um pântano. Poucos anos depois, as chuvas falharam e as planícies cobertas de capim se transformaram em poeira.

Reserva Masai Mara

A reserva nacional de Maasai Mara se estende por 1.510 km²  e está entre 1.500-2.170 metro acima do nível do mar. Abriga mais de 95 espécies de mamíferos e mais de 570 espécies registradas de aves.  Aqui se joga a verdadeira Copa do Mundo de Vida Selvagem, e juntamente com o Parque Nacional Serengeti não há melhor lugar para testemunhar a mais diversa vida selvagem africana.

Reserva Nacional Samburu

A reserva nacional de Samburu é um parque semidesértico situado no distrito de mesmo nome na província do vale do Rift de Kenya. O parque se avizinha das casas da tribo Samburu , uma tribo bem conhecida por sua cultura remota, pastoral e estilo de vida nômade. As visitas nesta tribo geralmente são acompranhas de muitas danças e festa para os turistas.

Devido à sua distância remota e o fato de que foi inacessível por muitos anos, o parque manteve uma sensação naturalmente sereno e tranquilo. Além dos inúmeros animais selvagens encontrados nesta reserva, o parque é também um paraíso para pássaros.

Parque Nacional Monte Kenia

Quem está em busca de aventura, já poderá começar escalando os 5.199 metros do Monte Quênia, que é a segunda montanha mais alta da África. Garantimos que é impressionante a paisagem que rodeia este Património Mundial. É um misto de natureza selvagem com lagos, geleiras, floresta densa, fontes minerais e uma seleção de espécies de animais raras e ameaçadas de extinção, jogo de planícies adaptadas em altitude e uma vegetação própria de montanha. Se escalar não é o seu forte o parque também permite acampar. O que não dá é deixar de visitar este magnífico cenário que une montanha e neve com o deserto da planície.

Parque Nacional Nairobi

Bem perto do centro da cidade de Nairobi, capital do Quênia está seu Parque Nacional. Situado numa vasta planície coberta de arbustos e grama, repletos de vida selvagem. Os maiores animais africanos como rinocerontes, leões, leopardos, guepardos, hienas, búfalos, girafas além de uma infinidade de espécies de pássaros estão protegidos aqui. É possível também disfrutar de um piquenique no parque, além de acampar e fazer trilhas.


Compartilhar