Sabe qual é o lugar que se adéqua a modernidade sem perder suas tradições e raízes?
Doha a capital do Qatar é para quem quer fugir dos roteiros tradicionais de viagem, se encantar com as jóias das tradições islâmicas e o desenvolvimento hi-tech.
Situado numa península banhada pelo golfo pérsico, a oeste da Arábia Saudita o Qatar experimenta um desenvolvimento exponencial desde a década de 40. Subsidiada por suas fontes de petróleo e gás natural que são das maiores do mundo. No antigo deserto de criadores de camelos, pérolas e pescadores hoje se ergue uma cidade totalmente planejada. Atualmente o país apresenta um dos maiores PIB per capta do mundo.
Historicamente foram dominados pelo povo Persa, depois pelo Bahrain, Turcos Otomanos e por fim pelos britânicos o que fez com que a população mesmo tendo o Árabe como língua materna hoje também fale inglês.
Sede da Copa do Mundo de 2022 o que se vê no Qatar é um enorme canteiro de obras para aportar estrutura física para o evento. Mas o País quer oferecer desenvolvimento sustentável para sua população e com a possibilidade do esgotamento dos combustíveis fósseis sua maior fonte de riqueza o pequeno país investe grande parte de seus ganhos para tornar-se um pólo cultural, educacional e tecnológico dentro do Oriente Médio.
O Museu da Arte Islâmica inaugurado em 2008 foi criado pelo mesmo arquiteto da Pirâmide do Luvre, o chinês Ieoh Ming Pei e mesmo que você não seja um apaixonado pela religião vale a pena a visita e apreciar a estrutura. O lugar se tornou o maior ícone da cidade e carrega a essência do mudo Árabe e a visitação é gratuita.
Passear na orla de Corniche é só para quem está acostumado com o calor a pesar de todos os lugares fechados serem ambientados com ar condicionado não se pode esquecer que estamos no deserto de clima bastante árido assim sugerimos que a caminhada seja ao por do sol ou mesmo pela noite.
O mercado de comércio local é o Souq Waqif antigo ponto de troca de mercadorias, atualmente é enorme cheio de passarelas estreitas onde se pode encontrar de tudo, comida, indumentária local, e incensos. Fica bem perto do Museu da Arte Islâmica. Justamente ao lado do Souq Waqif fica o mercado do falcões onde se vende estes animais adestrados para caça, tradição antiga daquele povo que se mantém até hoje.
Boa Viagem!