Novo passaporte brasileiro passa a valer por dez anos
A nova versão do passaporte brasileiro foi apresentada na última sexta-feira (10) pela Polícia Federal e pela Casa da Moeda. O novo modelo segue o padrão adotado por outros países. Segundo o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, as mudanças vão dificultar a falsificação do documento. Foi aplicado um novo padrão de criptografia, que garante mais segurança aos elementos gravados no chip.
A principal novidade está no prazo de validade, que passa a ser de dez anos. O modelo anterior expirava em cinco anos. O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Leandro Daiello, destacou que os elementos de segurança no novo passaporte permitiram o aumento da validade. O preço também sofreu alteração, de R$ 157,05 para R$ 257,25. A taxa para emissão do passaporte não era reajustada desde dezembro de 2006 e recebeu aumento com base na inflação, segundo o ministro da Justiça. O passaporte comum continua azul, mas a capa ganhou um layout com cinco estrelas representando a constelação do Cruzeiro do Sul e a inscrição “Passaporte Mercosul” em amarelo.
Os novos pedidos de expedição e as renovações feitas desde segunda-feira (6) já seguem as novas regras. Quem ainda tiver o passaporte antigo pode continuar a usá-lo até o prazo de validade expirar.
O Ministério das Relações Exteriores comunicou que o novo passaporte será emitido no exterior, a partir de agosto, gradualmente. Os consulados brasileiros na América do Sul e América Central serão os primeiros a fazerem a emissão, seguidos por África, Ásia, Europa e Oceania. A previsão é que em outubro o novo modelo seja emitido na América do Norte.