Dicas para contratação do seguro viagem

Destino escolhido, roteiro traçado, passagens e hospedagem compradas e malas prontas! Parece que tudo está pronto para a sua viagem neste final de ano. Mas se no seu checklist não consta o seguro viagem – ou se consta, mas você não sabe ao certo o que ele cobre –, suas férias podem se tornar uma verdadeira furada.

Um atendimento médico simples nos Estados Unidos pode custar milhares de dólares caso o viajante não tenha um seguro viagem. Se algum acidente acontecer e você não tiver uma cobertura minimamente razoável, as despesas com problemas ocorridos numa viagem internacional podem extrapolar, e muito, o gasto total das suas férias.

A seguir listamos algumas das que consideramos as principais e mais importantes orientações para contratação dos seguros de viagem. Confira cada um dos tópicos abaixo e saiba como proteger a sua viagem da melhor forma.

1. Dicas para contratação do seguro viagem: detalhes da viagem

Informe ao seu agente os detalhes da viagem, como os lugares pelos quais vai passar e o que pretende fazer. Explique todo o risco envolvido, por exemplo: caso planeje praticar algum esporte radical, você deverá contratar uma cobertura adicional.

2. Dicas para contratação do seguro viagem: tipo de cobertura

Leve em consideração o tipo de cobertura de que você precisa. Este é um dos pontos mais importantes para examinar no seguro viagem. Pesquise os custos de procedimentos médicos no país escolhido – como uma intervenção cirúrgica e uma diária no hospital – e defina a melhor opção de assistência médica. Os valores das coberturas variam entre 30 mil e 1 milhão de dólares, sendo o ideal contratar uma de 50 mil dólares, no mínimo.

3. Dicas para contratação do seguro viagem: observe as coberturas complementares

As coberturas principais oferecidas pelos seguros costumam ser para morte acidental e assistência médica, mas seguros mais completos também oferecem coberturas vantajosas, tais como assistência jurídica, medicamentos, repatriação, cancelamento de viagem, extravio e atraso de bagagem, assistência odontológica, passagem de ida e volta para um familiar ou diárias em hotéis.

4. Dicas para contratação do seguro viagem: doenças preexistentes

Verifique se o plano cobre doenças preexistentes, já que a maior parte dos seguros não contempla esse serviço. O viajante que tem alguma doença crônica deve analisar se o plano inclui doença preexistente, para o caso de vir a ter uma crise em outro país.

5. Dicas para contratação do seguro viagem: assistência x seguro viagem

Entenda a diferença entre assistência e seguro de viagem. O seguro ou assistência de viagem não é um produto somente, mas um pacote de produtos que acaba por ser chamado de seguro quando comercializado por uma seguradora ou empresa de assistência. A diferença está na cobertura para procedimentos médicos. Planos com assistências médicas contemplam procedimentos médicos dentro de uma rede credenciada, e o segurado não precisa desembolsar nenhum dinheiro ao fazer os tratamentos. Já no seguro, o viajante escolhe a clínica que desejar, pagando o valor do tratamento e solicitando o reembolso depois. Para destinos mais remotos o recomendável seria contratar um seguro, pois os planos de assistência podem não ter uma rede credenciada muito ampla.

6. Dicas para contratação do seguro viagem: obrigatoriedade do seguro em alguns países

Em alguns países o seguro é obrigatório. A maioria deles fica na Europa e exige que o viajante tenha uma cobertura mínima de 30 mil euros. Confira abaixo a relação destes países:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça.

Cuba também exige seguro viagem, que pode ser obtido no próprio aeroporto. Na Austrália essa exigência vale para os estudantes de intercâmbio, que também devem ter o seguro saúde Overseas Students Health Cover (OSHC).

7. Dicas para contratação do seguro viagem: leia com atenção sua apólice

Os itens inclusos na apólice podem variar muito. Seguros básicos oferecem uma cobertura mais limitada para gastos médicos. Outros serviços, como assistência para perda ou extravio de bagagem e traslados em caso de acidente ou morte, podem não estar inclusos.

8. Dicas para contratação do seguro viagem: seguros contratados no exterior

Mais em conta do que os nacionais e comprados pela internet, os seguros contratados no exterior podem até ser uma boa opção. Porém, caso a apólice não esteja de acordo com o prometido, não haverá a quem recorrer no Brasil, já que a nossa legislação não se aplica nesse caso. Além disso, há isenção de imposto, por lei, no valor pago pelo seguro dentro do Brasil. Mas caso o dinheiro venha do exterior, pode haver tributação.

9. Dicas para contratação do seguro viagem: contratação do seguro em viagem

Caso você se esqueça de fazer o seguro antes da viagem, é possível entrar em contato com seu agente ainda que em viagem. Mas é preciso avisar que já está se deslocando, porque isso será discriminado. Caso contrário, se for necessário acionar o seguro, pode dar a impressão de que ele só foi feito depois de algum problema constatado.

10. Dicas para contratação do seguro viagem: aluguel de carro

Se você for alugar um carro, lembre-se de se informar sobre o seguro do veículo e sua cobertura para danos a terceiros, que não estão inclusos no seguro viagem. A maioria dos casos de acidentes envolvendo brasileiros no exterior está relacionada à condução de automóveis.


Compartilhar