Tóquio, o casamento perfeito entre tradição e modernidade.
Quem nos guia por Tóquio é Rob Gloss, e não precisa dizer que é uma cidade cheia de contrastes onde os arranha-céus da cidade moderna e cosmopolita se misturam com jardins históricos. Justamente por essa integração a cidade é ainda mias fascinante. Mas Rob nos diz que entre essas duas pontas existem muitas facetas menos populares mais não menos intrigantes.
O anfitrião nos fala que a primeira coisa que faz quando recebe uma visita é levá-la para conhecer o bairro que mora e que raramente encontrará um cosplayer ou uma geisha, o que se vê na verdade é uma vida comum de pessoas comuns que vão ao supermercado, que levam seus filhos na escola e que deixam as crianças brincando no parquinho. Basicamente isso serve para quebrar um pouco o estereótipo da cultura da cidade.
Para quem está de passagem por Tóquio é essencial fazer um passeio a pé pelos bairros de Asaskusa e Ueno, que ai sim é o berço da cultura japonesa, habitado antigamente por comerciantes, artesãos e marinheiros da era Edo entre 1603 e 1868 além de encontrar um dos templos budistas mais antigos e conhecidos o Senso-Ji, o templo foi construído em homenagem a Kannon a divindade da misericórdia. Diz à lenda que se construiu no século VII quando dois irmãos encontraram uma estátua da divindade no rio Sumida e decidiram construir um pequeno templo para que todos os habitantes da região pudessem adorá-la.
A história chamou a atenção de muitos peregrinos japoneses e aos poucos o templo foi ganhando importância junto com a construção do bairro, quando o terceiro shogun Tokugawa construiu a grande maioria dos edifícios que constituem o complexo do templo. Mas muitos destes prédios foram destruídos durante a segunda guerra mundial que devastou a capital japonesa, e reconstruídos anos mais tarde.
Quando cansar dê uma paradinha no Ônibus Café um dos points da cidade que oferecem café torrado na hora de vários lugares do mundo inclusive do Brasil, Colômbia e África. O local é bastante conceitual e tem a filosofia de conectar as pessoas através do café quentinho.
Foto: Onibus Coffe