Você certamente já deve conhecer, ou ao menos, ter ouvido falar das belas praias de Pipa no litoral do Rio Grande do Norte. Ocorre que o Estado “esconde” as belas praias de Galinhos. Um município com pouco mais de 2 mil habitantes. Verdadeiro recanto com ares de inexplorados que ainda hoje, utiliza como meio de transporte mais comum, a carruagem. É assim que provavelmente o visitante vai se movimentar pelas ruas de areia e paralelepípedos da cidade.

galinhos

A dificuldade de acesso é o que faz deste, um paraíso preservado.  A viagem leva cerca de 2:30h. Saindo de Natal, existem dois caminhos um via Ceará-Mirim e outro por João Câmara (que só poderá ser feito por 4×4, pois há uma parte que passará pela areia da praia), por isso terá que verificar o horário da maré antes de empreender a viagem.

Aqui o verão dura quase o ano todo, a temperatura varia entre 21º e 30º e a época de chuva dura apenas entre março e maio. Os praticantes de esportes que precisam de vento como o Kitesurf devem se programar para o segundo semestre que, em geral, oferece mais ventos.

kitesurfing-1314686_1920

Outro detalhe é que o município de galinhos é uma península banhada pelo oceano Atlântico e rodeadas por dunas, salinas e um rio que desemboca no mar. A água que abastece o povoado é salobra, o que faz as pousadas oferecerem 2 chuveiros, um deles ligados a tanques de água mineral para o enxágue final do banho.

galinhos-salina

Uma vez aqui é obrigatório conhecer algumas praias como: a Praia do Farol que claramente abriga o Farol de Galinhos e a Praia do Capim, onde a alta salinidade (quantidade de sal dissolvida na água), proporciona uma flutuação incomum. No caminho entre Galinhos – Praia do Capim será provável avistar ararinhas-azuis que vivem na região. Nesta mesma praia existe um parque Eólico, o que proporciona uma imagem encantadora.


Compartilhar