Casablanca uma cidade marroquina que fascina.
O Marrocos é mesmo um país fascinante, com uma cultura riquíssima e muito diferente da nossa, isso nos faz percebê-lo como dono de uma cultura exótica. Existe um roteiro criado por nós chamado Cidades Imperiais do Marrocos onde você poderá conhecer em um pouco mais de uma semana as cidades de: Casablanca, Rabat, Meknes, Moulay Idriss, Volubilis, Fez, Beni Melal e Marrakech.
Foto: Amina Tagemouati
Nos concentraremos hoje em falar de Casablanca, que de tão intrigante foi até nome de filme americano, grande parte do filme se passou no hipotético Rick´s Café, que foi recriado pela ex diplomata americana Kathy Kriger. Esta cidade da costa note-africana, hoje tem a mesma quantidade de habitantes que o Rio de Janeiro, por este dado mais ou menos poderemos ter noção do seu tamanho. É o centro comercial e econômico do país. Têm um dos maiores portos artificiais do mundo. Mas já sofreu muito com a colonização e só se viu livre da influência francesa em março de 1956, este ano se comemorou 60 anos que os franceses se foram da cidade.
Para conhecer a cidade começamos uma visita a pé no Boulevard Mohammed V, aqui verá nas construções a impressão da Art Deco que datam da década de 20 e 30 do século passado. Inclusive a cidade é a principal referencia do estilo francês na arquitetura fora de Paris, ainda que hoje em dia não esteja tão bem conservado. E não é só na arquitetura os locais ainda conservam seus nomes originais como: Café Champs Élysée, Café des Négociants, Le Petit Poucet. Antes da segunda guerra, os franceses mais cools vinham sempre aqui para tomar sol durante o inverno europeu, era fácil se deparar com personalidades da estirpe de: Edith Piaf, Albert Camus, e Antoine de Saint-Exupéry (autor do livro O Pequeno Príncipe).
Claro que por ter predominantemente uma religião muçulmana as mesquitas são grandiosas e também foco de visitas turísticas. A principal é a Hassan II que dispõe de visita guiada para os não mulçumanos, esta é a 7ª maior mesquita do mundo. A entrada custa 120 Dirham Marroquino cerca de R$ 40.
Foto: Nathan Guy