Última chance de ver o paraíso
Lugares de beleza idílica, com praias de areia branca e mar azul-turquesa. Alguns dos destinos mais belos do mundo estão com seus dias contados e a previsão é que poderão sumir do mapa em até 100 anos. Países como Kiribati, Tuvalu, Maldivas, Palau e as Ilhas Fiji serão as primeiras nações a sofrerem as consequências da elevação dos oceanos. Até o final deste século, estes povos farão parte das lembranças remotas de um Planeta Terra que já não existirá mais. De acordo com a ONU, uma das regiões mais afetadas pelo aumento das águas será o Pacífico Sul, exatamente na área da Polinésia e suas ilhas vizinhas. A última chance de ver o paraíso nunca esteve tão próxima.
1. Última chance de ver o paraíso: Kiribati
Literalmente a “Terra do Sol Nascente”, Kiribati está localizada na Polinésia, famosa por suas praias paradisíacas e resorts fixados sobre as águas transparentes do Pacífico Sul. Este paraíso tropical será um dos primeiros a sofrer com os efeitos do Aquecimento Global. A cada ano o nível da água aumenta em média 10 milímetros na região, conhecida como “Atlântida Moderna” – e provavelmente irá desaparecer junto com as ilhas vizinhas nas suas proximidades.
Duas ilhotas já foram tomadas por conta do aumento do nível dos oceanos em 1999. A previsão é que o país tenha no máximo 50 anos de vida até ficar submerso totalmente. A saída encontrada pelo presidente de Kiribati foi comprar terras em Vanua Levu, nas Ilhas Fiji. Nenhum plano de evacuação foi traçado até o momento e se a mudança não der certo a outra alternativa seria construir plataformas marítimas para acomodar a população.
2. Última chance de ver o paraíso: Tuvalu
Uma das menores e mais remotas regiões do planeta, localizado na Polinésia, entre a Austrália e o Havaí, Tuvalu é um dos países que menos poluem no mundo. Este recanto intocado do Pacífico também será uma das primeiras nações a sumir do mapa, devido aos efeitos do Aquecimento Global.
Arte, artesanato, arquitetura, música, dança e lendas próprias formam a identidade dessa nação polinésia. E a preocupação é justamente com que esta identidade cultural não desapareça. Mais de 85% das ilhas está a um metro acima do nível do mar e a proposta do governo local é de evacuar a população para Austrália e Nova Zelândia.
3. Última chance de ver o paraíso: Maldivas
Um paraíso no oceano Índico: mar de águas cristalinas e praias de areias claras formam um cenário de beleza rara. Um destinos preferidos dos casais em lua de mel. Com 80% do território a um metro de altitude as ilhas Maldivas também sofrem com os efeitos do Aquecimento Global e está fadada a desaparecer do mapa. A proposta do governo local é realocar a população para os países vizinhos – Sri Lanka, Austrália e Índia -, e levantar um Fundo que seria arrecadado a partir de impostos com o turismo na região.
4. Última chance de ver o paraíso: Palau
Localizado entre a Indonésia e Papua-Nova Guiné, Palau é um lugar mágico, de paisagem peculiar. Famoso pelas “Rock Islands”, o país viu suas florestas tropicais emergirem sobre as pedras das ilhotas, formadas por rocha calcária, provenientes dos corais. A região está ameaçada pelo aumento do nível do mar e pela temperatura das águas, e a população teme a destruição dos corais que protegem essas Ilhas de Pedra.
5. Última chance de ver o paraíso: Ilhas Fiji
Praias desertas envolvidas por um “jardim de coral”, mar azul-turquesa e fartura de sol fazem das ilhas Fiji o lugar ideal para estar em constante contato com a natureza. Localizadas no Pacífico Sul é o destino perfeito para uma viagem romântica e um dos melhores pontos para prática de mergulho. A parte de toda beleza natural, a população é resultado de uma mistura de povos antigos com influências europeias e orientais.
Bem como seus vizinhos da Polinésia, a região também corre o risco de desaparecer do mapa e boa parte do país está com os dias contados.