Festival de Cinema de Gramado
O Festival de Cinema de Gramado foi fundado na década de 70 e, desde então, faz parte do calendário nacional como um dos mais importantes eventos culturais da América Latina. Em 1992, na 20ª edição, o festival incluiu em sua programação filmes de origem latina e foi renomeado como Festival de Cinema Brasileiro e Latino. Grandes nomes da produção nacional e internacional marcam presença no seu tapete vermelho e disputam o “Kikito”, como é conhecida a premiação aos vencedores das diversas categorias.
O 43º Festival de Cinema de Gramado acontece entre os dias 7 e 15 de agosto na tradicional cidade da Serra Gaúcha, com curadoria de Eva Piwowarski, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho. O festival oferece R$ 280 mil em prêmios para os ganhadores das mostras competitivas. Durante esta semana, Gramado estará tomada por exibições de longas e curta-metragens brasileiros e estrangeiros. Na semana seguinte à realização do festival, acontece a Mostra Especial dos Premiados para apresentar apenas as obras dos ganhadores.
A quantidade de inscrições recebidas este ano bateu mais uma vez o recorde anterior: foram mais de 190 filmes, entre longas e curtas-metragens, recebidos pelos curadores, dos quais 44 serão selecionados para a premiação.
Gramado é mais do que o polo turístico do Rio Grande do Sul. Com paisagens que parecem retiradas de um cenário, a cidade reúne casinhas em estilo colonial, ruas emolduradas por jardineiras repletas de hortênsias e parques cheios de araucárias e pinheiros. No inverno a cidade fica ainda mais aconchegante, com direito a jantares à beira da lareira para espantar o frio que chega junto com as geadas e névoas.