China - Reservas online nos mercados emergentes

Atualmente, 66% das viagens internacionais no mundo todo são realizadas pelo próprio viajante, pelo sistema de reservas online – seja através de agências de viagens online, sites de hotéis ou de companhias aéreas ou novos intermediários.

As agências online continuam tendo um retorno significativo, apesar de perderem parte de sua participação de mercado para os sites dos hotéis e companhias aéreas. Elas também já estão atentas à chegada dos metabuscadores e dos portais de vendas flash, novos players que entram no setor.

Em mercados emergentes como China, Índia, Rússia e Oriente Médio, as reservas online crescem em ritmo acelerado. A previsão é que, entre os anos de 2012 e 2015, o sistema de reservas online na China dobre de tamanho. O volume de viagens no país cresce seis vezes mais rápido em relação ao mercado no geral. Isso porque somente um a cada seis usuários chineses entra na internet para reservar uma viagem. Ainda assim, a quantidade de viagens realizadas na China foi maior que a da Austrália, Índia e Japão juntos.

Nos países emergentes, os dispositivos móveis têm impulsionado bastante as vendas online no setor de turismo. Na Índia, as agências de viagens online consideram que os aplicativos móveis estejam provocando um maior crescimento tanto no que diz respeito às compras de passagens quanto às reservas de hotel.

No Oriente Médio, os esforços do governo e dos investidores para motivar o turismo receptivo, aliado a uma população predominantemente jovem e cada vez mais conhecedora das tecnologias, estão levando a um significativo aumento na indústria de viagens.


Compartilhar